postado em 31/08/2010 10:52
A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta terça-feira mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Esteio, São Leopoldo, Canoas, Sapucaia e Viamão. Batizada de Operação Positus, a ação da polícia tenta desarticular uma quadrilha responsável por assalto a carteiros e desvio de correspondências para cometimento de fraudes com cartão de crédito e cheques.Segundo a PF, um funcionário do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios ; localizado na Avenida Sertório, em Porto Alegre ; era o responsável por repassar o material aos demais integrantes do grupo, que desbloqueavam os cartões e utilizavam em compras na Grande Porto Alegre.
Os dados pessoais dos cidadãos eram obtidos em sites de consulta comercial. Parte do dinheiro arrecadado pela quadrilha retornava ao funcionário, que já havia sido investigado pela Polícia Civil pelo mesmo delito e teve, com a deflagração da Operação Positus, o afastamento das funções determinado pela Justiça Federal.
A investigação iniciou em abril de 2010 com a ocorrência de assalto a um carteiro. A partir daí a PF identificou a maneira como a quadrilha atuava. A operação teve o apoio dos Correios, através da Gerência de Segurança, que inclusive repassou imagens do funcionário subtraindo material de dentro do CTCE.
Os investigados irão responder por peculato, formação de quadrilha, estelionato, receptação, falsidade ideológica, falsidade documental, violação e subtração de correspondência. Participam da operação cerca de 77 policiais federais.