Diário de Pernambuco
postado em 31/08/2010 16:20
Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revela que para ser um "bom aluno" é preciso ser interessado. Estudo conduzido pela mestra em educação Andreza Maria de Lima, com 200 professoras da Rede de Ensino do Recife, aponta também que alunos que tem bons resultados, geralmente respondem positivamente à questões de ordem familiar, de comportamento e afetiva.Dos elementos da pesquisa, o campo "interesse do aluno" foi considerado o principal pelos pesquisadores. Os demais foram chamados, na pesquisa, de elementos do sistema periférico, aquele associado as caractrísticas individuais e do contexto vivido pelo aluno. Segundo Andreza, ;a classificação do aluno como sendo ;bom; ou ;ruim; não é algo indicado pela pedagogia;.
O estudo aponta que os avanços nas políticas educacionais contemporâneas e na literatura pedagógica estão, progressivamente, desconstruindo crenças preconceituosas.
"É clara a importância de se considerar cada aluno na sua individualidade, evidenciando que o ato de aprender nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. Cada criança se coloca problemas, constrói sistemas interpretativos, pensa, raciocina e inventa ao buscar compreender os diversos objetos de conhecimento", conclui a pesquisadora.