postado em 06/09/2010 11:33
Curitiba ; A Secretaria de Defesa Social de Curitiba montou uma operação especial para o Desfile da Independência, nesta segunda-feira (7/9). Pela primeira vez, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), a Defesa Social vai instalar um módulo móvel de videomonitamento. Ao longo da Avenida Cândido de Abreu, local do desfile, serão instaladas 16 câmeras.De dentro do módulo, guardas municipais farão o monitoramento da região com o objetivo de oferecer mais segurança ao público. A prefeitura não tem como prever o número de pessoas que assistirá ao desfile, porque em Curitiba o feriado é maior, já que a quarta-feira (8/9) é Dia de Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade.
As comemorações da Semana da Pátria no Paraná começaram quarta-feira passada (1;/9), com a chegada do Fogo Simbólico ao Palácio das Araucárias, sede do governo. O comandante da 5; Região Militar, general Adhemar Filho, ressaltou a importância dos vários eventos cívicos realizados durante a semana que, segundo ele, oferecem à comunidade a oportunidade de um encontro com as tradições históricas, ;um dos fatores fundamentais de construção da cidadania;.
A administração da Rodoferroviária de Curitiba estima que 51 mil pessoas deixaram a cidade neste feriado.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as autoridades que vão acompanhar as festividades amanhã, entre elas o governador do Paraná, Orlando Pessuti, e o atual prefeito da cidade, Luciano Ducci, não poderão fazer propaganda política de seus candidatos às eleições de 2010, estando sujeitos a punição, de acordo com as regras eleitorais.