Estado de Minas
postado em 10/09/2010 20:28
Famosa no país também pela beleza feminina, Belo Horizonte recebeu esta semana um reforço de peso e elege nesta sexta-feira a Miss Terra Brasil 2011, evento que começa às 21h, no Salão Topázio, no Minascentro, no Centro da capital. Vinte e nove candidatas de 19 estados vão mostrar aos jurados, além da beleza, as suas ligações com o meio ambiente. A vencedora vai representar o Brasil no Miss Earth 2011, no início do ano que vem no Vietnã. Apesar de apenas uma candidata conquistar a chance de representar o Brasil no concurso internacional, a etapa brasileira vai escolher outras quatro vencedoras: Miss Fogo, Miss Água e Miss Ar.
Para escolher as quatro candidatas, os 15 jurados vão assistir a três desfiles: um com trajes típicos de cada estado, outro de biquíni e o último com trajes de gala. O Miss Terra Brasil é um concurso voltado para a preservação ecológica e, por isso, cada candidata representa um nicho ecológico ou um ponto turístico de seu estado, que pode ter até três representantes.
Uma das candidatas do Rio Grande do Norte, a funcionária pública Liz Fernandes, de 21 anos, carrega no peito uma faixa que homenageia o Seridó, região árida do Nordeste que permanece seca na maior parte do ano. As chuvas transformam a região numa paisagem paradisíaca de caatinga. "Quando chove explode um verde muito bonito", afirma Liz. O interesse em participar do concurso surgiu, segundo ele, devido ao seu contato com ecologia. "A questão do reconhecimento da beleza é um atrativo, mas o que realmente faz a diferença é essa ligação com a natureza", explica.
A única representante do Paraná diz ser engajada no meio ambiente. A administradora de empresas Valquíria Cantele, de 23 anos, homenageia o Canyon Guartelá, situado entre as cidades de Castro e Tibagi, no norte do estado, considerado o maior do Brasil e sexto maior do mundo. Valquíria tem na ponta da língua os mandamentos do modo de vida no século 21: "Reduzir o consumo, reciclar e reutilizar. Acredito muito nessas ações para preservar a natureza", diz. A paranaense já tem até planos para caso seja eleita Miss Terra Brasil 2011. "Quem sabe não crie uma ONG de preservação ambiental?", salienta.