Brasil

Incêndio destroi cerca 350 hectares do Parque Ecológico de Goiânia

André Corrêa
postado em 13/09/2010 10:05

O fogo também se espalhou nas margens da GO-060 (BR153), próximo ao posto da PRFUm incêndio florestal já queimou cerca de 10% - o equivalente a 350 hectares - das áreas da reserva ecológica do Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco, localizado a 18Km de Goiânia e que fica nas proximidades da BR-060. De acordo com o Corpo de Bombeiros da região, o fogo começou na tarde de sábado (11/9), por volta das 14h, e já dura mais de 24 horas. Cerca de 70 bombeiros continuam no local para tentar conter o incêndio e mais de 100 estão em prontidão caso seja necessário.

Segundo os Bombeiros, apesar de ser um incêndio grande, não está fora do controle da corporação. Durante o domingo (12/9), a equipe se esforçou para que o fogo não chegasse as residências próximas do parque e nenhum foi atingida. O vento forte e as condições do tempo seco estão entre as dificuldade para conter o fogo no local.

A corporação espera controlar ainda nesta segunda-feira (13/9) os focos de incêndio no Parque Altamiro. Os Bombeiros também irão fazer um sobrevoo no local para saber a exata dimensão do incêndio.


Por causa do fogo, a cidade está encoberta por uma nuvem de fumaça e a umidade relativa do ar chegou a 13%. Outros pequenos focos de incêndio também foram registrados ao redor da região metropolitana de Goiânia.

Perigo nas estradas

A fumaça já se estende a cerca de 20Km da BR 020, que liga Goiânia ao Distrito Federal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está alertando aos condutores que redobrem a atenção principalmente no trecho que vai de Teresópolis ao Posto da PRF, na GO-060 (BR153), onde há focos de incêndio. Nesta área a visibiliade está muito ruim por causa de uma densa névoa de fumaça.

Parque
O Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco foi criado em 1992 e está localizado em uma área de preservação ambiental e florestal nos municípios de Goiânia, Goianápolis, Nerópolis e Terezópolis de Goiás, estado de Goiás, região centro-oeste do Brasil.

O local é considerado um dos mais importantes de matas de cerrado do Brasil e possui uma área de mais de 3 mil hectares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação