Brasil

PBH orienta moradores de vilas sobre riscos de deslizamentos

Estado de Minas
postado em 14/09/2010 20:56
Com a proximidade do início do período de chuvas, o Grupo Executivo de Área de Risco (Gear), da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), deu início nesta terça-feira à Operação Pente Fino - uma ação preventiva nos aglomerados e favelas da capital para orientar moradores de áreas de risco sobre como proceder em casos de inundação e deslizamento.

A primeira visita foi na Vila Cemig, no Barreiro. Até o início das chuvas, concentradas entre outubro e março, os agentes devem percorrer 100 vilas e favelas da capital para monitorar os imóveis e instruir as famílias. Além disso, são distribuídas cartilhas com os contatos para casos de emergência e outras dicas.

Apesar de o diagnóstico da prefeitura indicar mais de 3,8 mil famílias em situação de risco alto e muito alto ; problema identificado a partir do nível de instabilidade do terreno ;, não são todos os casos em que é feita a remoção das famílias. Em algumas situações podem ser feitas correções, como desvio da água que incide sobre o terreno, hipermiabilização de um barranco e construção de pequenas bacias de contenção.

Na Vila Cemig, nos últimos cinco anos, apenas três famílias foram removidas a cada dois meses ; de outubro de 2009 a março desse ano, foram oito remoções. Do outro lado da cidade, no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul, no mesmo período, foram feitas mais de 1 mil remoções, o equivalente a cerca de um sexto do total da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação