Brasil

Ação concilia conservação da Mata Atlântica e qualidade da água no Rio

postado em 20/09/2010 14:54
Rio de Janeiro ; A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) organiza nesta terça-feira (21/9), Dia da Árvore, o plantio de 50 mil mudas de árvores típicas da Mata Atlântica, às margens do Rio Macacu, no município de Cachoeiras de Macacu, região metropolitana do Rio.

A ideia, segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, é ;chamar a atenção da opinião pública e de outras empresas para o Dia C - Carbono Zero - Rio 2016 e estimular projetos semelhantes;. Ele afirma que, além de ser uma forma de cumprir os compromissos do estado junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para as Olimpíadas do Rio em 2016, o projeto dá início a uma meta da companhia de plantar três milhões de mudas até 2012.

O ambientalista Sérgio Ricardo, que acompanha o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara desde 1994, ano em que o projeto foi criado, afirmou que o Rio Macacu é um dos poucos, entre os 72 rios que despejam água na Baía de Guanabara, que pode ser considerado limpo. Ele destacou também que ;a recomposição da mata ciliar é fundamental para se recuperar a produção de água no Rio de Janeiro;.

;Nós temos vários fatores que impactam a Mata Atlântica, como por exemplo, as queimadas, a soltura de balão, a criação de gado, que muitas vezes é feita no entorno das unidades de conservação sem critério nenhum. No caso das áreas urbanas, o crescimento urbano desordenado precisa de ações de planejamento, de controle ambiental e de fiscalização;, avalia.

O ambientalista avaliou como importante a iniciativa da Cedae que contará com a participação dos funcionários da empresa e de presos do regime semiaberto. Ele lembra que a recomposição do ecossistema da Mata Atlântica é uma causa urgente, já que foi o mais desmatado do país, resultando na preservação de apenas 7% da mata original em todo o Brasil.

De acordo com a Cedae, o Rio Macacu é o que despeja o maior volume de água na Baía de Guanabara. A região onde ocorrerá o plantio tem forte influência sobre a água utilizada na Estação de Tratamento de Laranjal, que abastece os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, região de influência do futuro Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

A Cedae quer registrar o êxito no livro mundial de recordes, Guinness World Records, como empresa que mais plantou árvores em um só dia às margens de um rio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação