São Paulo ; O coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, afirmou nesta segunda-feira (20) que espera que os governos municipal e estadual comprometam-se na implementação do plano de mobilidade urbana de São Paulo elaborado pela organização não governamental (ONG).
Entretanto, Broinizi afirmou que vai acionar o Ministério Público caso os governos não abram o debate da proposta para o transporte da capital. ;Espero que tenhamos uma resposta;, disse ele, após a apresentação do projeto na Câmara Municipal. ;Se eles ignorarem, vou procurar o Ministério Público para exigir uma atitude.;
Segundo Broinizi, o plano diretor da cidade, em vigor desde 2002, já previa a estruturação de um projeto de mobilidade para São Paulo. Este projeto, porém, nunca feito. ;Temos um plano diretor manco no que diz respeito a transporte;, complementou Broinizi.
Ele afirmou ainda que a falta de planejamento deve-se, em boa parte, ao desinteresse do governo em discutir a questão. Na apresentação do plano, por exemplo, o secretário executivo do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas, Volf Steinbaum, foi o único representante da prefeitura presente. Nenhum representante do governo estadual compareceu.
Broinizi espera que os secretários de Transportes compareceram esta noite à Câmara Municipal, na sessão que retomará o debate das propostas do plano de mobilidade apresentado pela ONG.