Brasil

Multas e veículos rebocados marcam o Dia Mundial sem Carro no Rio

postado em 22/09/2010 17:23
Rio de Janeiro ; O Dia Mundial sem Carro foi marcado no Rio de Janeiro por transtornos e engarrafamentos. A prefeitura proibiu a utilização de 2.100 vagas em ruas do centro da cidade e os motoristas que insistiram em estacionar nesses locais tiveram seus carros rebocados. Até o início da tarde, os fiscais rebocaram mais de 44 veículos, entre eles 13 motos. Também foram multados em toda a cidade 596 automóveis.

O subsecretário municipal de Transportes, Rômulo Orrico, afirmou que foi solicitado às empresas de transportes públicos um aumento de efetivo para suprir a demanda por transportes coletivos em decorrência das proibições de estacionamento. Segundo ele, ;o volume usual de um terço de automóveis particulares circulando pela cidade teve queda expressiva;.

O subsecretário negou que a repressão se transformou em um problema a mais para os motoristas e afirmou que ;a prática é educativa e visa a estimular a diminuição do uso do automóvel durante todo o ano;.


A Secretaria de Estado de Transportes aderiu ao movimento e secretário Sebastião Rodrigues lembrou que foi implantado no órgão há três anos o programa Rio ; Estado das Bicicletas, que objetiva estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, principalmente para pequenos e médios deslocamentos.

;A bicicleta é barata, não polui e ainda contribui para a saúde de quem pedala;, disse Rodrigues, que também destacou a importância de incentivar a prática entre crianças mirando no futuro e no bem-estar nas cidades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação