postado em 23/09/2010 18:46
A quadrilha desarticulada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (23) era responsável pela distribuição de pelo menos 100 quilos de cocaína pura em Caxias do Sul (RS). A operação comandada pela Delegacia da PF da cidade resultou na prisão de 18 pessoas no Rio Grande do Sul (14), Santa Catarina (03) e Mato Grosso do Sul (01).Quatro integrantes do grupo foram detidos em suas casas em bairros diferentes de Caxias. Com eles, os agentes federais apreenderam um fuzil, uma pistola, um revólver e três veículos. De acordo com o delegado Noerci da Silva Melo, a cocaína vinha da Bolívia e entrava no Brasil pelo Mato Grosso. Em seguida, era enviada para um sítio em Torres, no Rio Grande do Sul.
Da cidade do Litoral Norte era distribuída para Caxias e outras cidades do Estado. Os quatro suspeitos que agiam em Caxias misturavam a droga a outras substâncias, triplicando a quantidade adquirida em Torres. A droga era revendida para pequenos traficantes da cidade.
A investigação começou em dezembro de 2009 com a apreensão de 260 quilos de cocaína e produtos químicos enterrados no sítio em Torres. Duzentos policiais federais dos três Estados participam da operação.