João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 29/09/2010 18:37
Dois tremores de terra assustaram moradores de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira (29). Moradores dos bairros Jaraguá, Planalto, Jardim Palmeiras, São José, entre outros, sentiram os abalos. De acordo com o analista de sinais sísmicos João Alberto Cruz, do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB), o primeiro tremor aconteceu às 13h55min12s, com magnitude 2.7 graus na escala Richter. o segundo abalo foi às 14h35min15, com magnitude de 2.3 graus.Ainda de acordo com o Observatório Sismológicos, este segundo terremoto é considerado réplica ou uma continuação do primeiro. A estação sismológica que registrou os eventos desta tarde fica em Itacarambi, também na Região Norte, mas o epicentro do tremor foi em Montes Claros. Segundo o Observatório Sismológico da UnB, nos últimos 10 anos, o grande número de tremores de terra no Brasil tem valido dedicação especial de pesquisadores.
A estudante Paula Graciele Pereira Oliveira, de 23 anos, se assustou quando sentiu sua casa tremer. ;Eu estava no segundo andar de minha casa quando tudo começou a balançar. Eu corri para a janela pensando que tinha acontecido um acidente, mas não vi nada. Só mais tarde fiquei sabendo por outras pessoas que o tremor aconteceu em vários bairros da cidade;, conta.
Paula disse que as pessoas da cidade ficaram impressionados com o tremor. Segundo ela, o terremoto foi rápido, mas muito forte. Alguns amigos contaram para a estudante sobre o segundo tremor que atingiu a cidade um pouco mais tarde, mas ela nada sentiu.
Moradores do Norte de Minas ainda sofrem com lembranças de um terremoto que atingiu a comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi. Em 9 de dezembro de 2007, a localidade foi devastada por um tremor de 4.9 graus na escala Richter, que matou a menina Jessequele de Oliveira Silva, de 5 anos. Foi a primeira morte provocada por um terremoto no Brasil.