Brasil

Ancine inaugura no Rio primeira sala do projeto Cinema Perto de Você

postado em 30/09/2010 19:05

Rio de Janeiro - O bairro Jardim Sulacap, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, ganhou hoje (30) o primeiro complexo de cinemas popular financiado pelo programa Cinema Perto de Você, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O multiplex Cine 10 será mantido por uma companhia exibidora de filmes em parceria com uma rede de supermercados.

A Ancine e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investiram R$ 3,76 milhões na construção do complexo, que tem seis salas e capacidade para 1.375 espectadores.

Segundo o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, além do objetivo de levar o cinema para as periferias das cidades, o programa cria condições para estimular novos empreendedores a montar salas de exibição de filmes fora do eixo central das grandes metrópoles.

"O custo de montar uma sala de cinema na Sulacap é o mesmo custo de outros lugares, por isso criamos condições. Desoneramos os impostos na importação de equipamentos e na aquisição de material de construção, desoneramos a venda de ingressos e de publicidade nestas salas, de PIS/Cofins [Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social], por cinco anos e, além disso, criamos uma linha de crédito com o BNDES pela qual oferecemos juros subsidiados, ou seja, da ordem de 4% ao ano, para estes empreendimentos", explicou Rangel.

O programa Cinema Perto de Você foi lançado em junho tem como meta financiar a instalação de 600 novas salas de cinema em todo o país nos próximos quatro anos. A prioridade do projeto é criar salas de cinema nas periferias dos centros urbanos e nas regiões Norte e Nordeste.

O Cine 10 é o único cinema do Sulacap. Hoje, para os moradores do bairro irem ao cinema, eles precisam se deslocar até Bangu ou à Barra da Tijuca. Além de oferecer mais uma opção de lazer para o bairro, o Cine 10 tem preços mais baixos que os dos complexos de cinema tradicionais. Comparando-se com o complexo de cinemas de Bangu, a economia chega a ser de R$ 4 por pessoa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação