postado em 02/10/2010 17:40
O primeiro aniversário da escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 foi celebrado neste sábado (2/10) no Palácio da Cidade, sede da prefeitura carioca, em Botafogo, zona sul do Rio. O prefeito Eduardo Paes foi o anfitrião da cerimônia que reuniu o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o secretário-geral do Ministério dos Esportes, Waldemar Manoel Silva e Souza, além de dirigentes esportivos, atletas e ex-atletas.Em discurso durante a solenidade, o prefeito Eduardo Paes destacou o trabalho do presidente do COB para que os Jogos Rio 2016 se tornassem uma realidade. Paes afirmou ainda que a cidade do Rio de Janeiro vai se transformar com as Olimpíadas. ;Já podemos observar mudanças na cidade, uma vez que o Rio se reposicionou no cenário mundial e as portas da cidade se abriram para os negócios;, disse o prefeito.
O secretário-geral do Ministério do Esporte, Waldemar Souza e Silva, afirmou que a candidatura do Rio foi vitoriosa porque apresentou um projeto de qualidade, que atende às demandas da cidade. ;Essa conquista nos traz desafios e oportunidades, como divulgar nosso país para o mundo, gerar empregos e negócios, além de deixar legados para a população nas áreas social, ambiental e urbana;, destacou.
A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de escolher o Rio, trazendo pela primeira vez o mais importante evento esportivo mundial para a América do Sul, foi anunciada em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. Na disputa, o Rio de Janeiro superou Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).