Brasil

Surto de sarampo na Paraíba deixa Pernambuco em alerta

Diário de Pernambuco
postado em 06/10/2010 16:41
A ocorrência de casos de sarampo na Paraíba no último mês deixou profissionais de saúde de Pernambuco em estado de alerta. Estratégias preventivas para impedir que a doença ultrapasse as fronteiras entre os estados estão sendo discutidas.

Para apresentar o quadro atual e para debater medidas de monitoramento intensivo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reuniu na manhã desta quarta-feira (6) representantes de alguns dos 30 municípios que fazem fronteira com a Paraíba. Tiveram representação na reunião o municípios de Goiana, Itambé, Camutanga, Timbaúba, Macaparana, São Vicente Férrer, Orobó, Casinhas,Vertente do Lério, Machados, Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Poção e Pesqueira.

Ana Catarina Melo, coordenadora do Programa Nacional de Imunização, diz que, além da sensibilização para a existência e gravidade do sarampo, o estimulo à vacina é a principal forma de prevenção. "Queremos criar uma barreira de contenção para evitar que o vírus entre me Pernambuco", diz.

Segundo ela, os agentes de sáude do Programa de Saúde da Família (PSF) intensificarão a busca ativa pelo histórico de de vacinação da população dos municípios de fronteira. "O trabalho porta-a-porta já é uma rotina, mas agora precisamos investir mais nesse procedimento", diz.

A vacina de sarampo está disponível em todas as unidades de saúde e qualquer cidadão que tenha entre um a 39 anos deve tomá-la. Catarina dá ainda um alerta para a população adulta, sobretudo os homens, que muitas vezes acreditam que a doença só ocorre em crianças e deixam de se vacinar. "A doença já foi considerada infantil, mas houve um deslocamento de faixa e já se pensa em extender a idade até 49 anos", comenta.

A responsável pelo monitoramento do sarampo da SES Jacilda Leal comenta que o fato da doença estar erradicada em Pernambuco desde 2000 é muito positivo, mostrando que o estado conta com uma ampla cobertura da vacina. Porém, diz que esse hiato de dez anos deixou as discussões acerca da doença e dos seus sintomas escassas, tornando necessária uma conscientização da população.

Como muitas vezes os sintomas da doença são confundidos com gripe ou outras viroses como a dengue, a diretora geral de controle de doenças da SES, Jacyra Ferreira, ratifica a necessidade de melhorar o monitoramento. ;A reunião serviu para definirmos ações em dois eixos básicos: intensificar a notificação de possíveis novos casos no Estado, através dos sistemas de vigilância epidemiológica", diz.

Profissionais de turismo

Aqueles que trabalham em hostéis, aeroportos, rodoviárias ou como motorstas de taxi e guias turísticos devem ter cuidados a mais por ter contato direto com possíveis pessoas contamidas.

Paraíba

O estado já contabiliza 38 casos comprovados de sarampo em diferentes municípios. O primeiro caso foi notificiado no dia oite se setembro deste ano e especula-se que tenha sido originado de alguém vindo de fora do estado.

O ministério e a Secretaria Estadual de Saúde estão fazendo investigações para saber como os pacientes da Paraíba contraíram a doença. Desde 200, os casos únicos registrados em todo o Brasil são provenientes de outras nações da Europa, África e Ásia, onde a doença ainda não foi erradicada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação