Brasil

Morre, aos 90 anos, o psicoterapeuta José Ângelo Gaiarsa

Médico, escritor e especialista em sexualidade morreu de parada cardíaca enquanto dormia

postado em 17/10/2010 08:30
O psiquiatra e psicoterapeuta José Ângelo Gaiarsa morreu ontem, aos 90 anos. De acordo com a jornalista Laura Belinki Gaiarsa, neta do psiquiatra, ele morreu enquanto dormia, vítima de uma parada cardíaca. Gaiarsa nasceu em Santo André, no ABC paulista, mas morava em São Paulo. Durante a carreira de 50 anos como médico psicoterapeuta, publicou 30 livros. O primeiro deles, A juventude diante do sexo, nasceu de um artigo publicado na revista Realidade, sobre uma pesquisa feita por ele que abordava a modificação do comportamento sexual dos jovens. Gaiarsa ficou conhecido quando dava consultas ao vivo a telespectadores em programas de televisão.

O médico foi responsável pela introdução no Brasil das ideias de Carl Jung e de William Reich, psicanalistas ideólogos da revolução sexual. De acordo com a neta, o avô tinha ideias vanguardistas para seu tempo. Ele era contra a tradicional estrutura familiar, que afirmava ser a maior geradora de neuroses nos indivíduos, e apoiava a liberdade e a independência das mulheres. Gaiarsa também não concordava com a imparcialidade da psicanálise e defendia o envolvimento e a empatia do terapeuta com o paciente. O último livro publicado pelo especialista foi Meio século de psicoterapia. Ele estava revisando a obra Respiração, angústia e renascimento para reedição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação