Brasil

Vítimas de chuvas e de incêndio recebem apartamentos no Rio

postado em 23/10/2010 17:21
Cerca de 800 apartamentos novos foram entregues neste sábado (23/10), no Rio, pelo prefeito Eduardo Paes, a famílias que perderam ou deixaram suas casas, localizadas em áreas de risco. As unidades, construídas por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal em parceria com o município, estão localizadas nos bairros de Campo Grande e Cosmos, na zona oeste da cidade.

Entre as famílias que receberam as chaves, estão vítimas dos estragos causados pelas chuvas de abril deste ano, que deixaram mais de 250 pessoas mortas em todo o estado, e do incêndio sob o Viaduto Dois de Maio, no Sampaio, zona norte, que destruiu dezenas de barracos erguidos no local. Todas elas estavam recebendo aluguel social da prefeitura, no valor de R$ 400 mensais.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, que também participou da solenidade, destacou que as moradias são ;equivalentes a empreendimentos de classe média;.

;Não são apenas casas, mas lares, já que contam com toda a infraestrutura de água, esgoto, drenagem, eletricidade. Além disso, os condomínios são totalmente pavimentados internamente e estão localizados em áreas que têm ou terão em breve corredores de ônibus, escolas e postos de atendimento médico;, afirmou.

Os empreendimentos totalizam investimentos de R$ 38,15 milhões e estão divididos em três condomínios. O Treviso, em Campo Grande, é composto por 269 unidades até 56,6 metros quadrados, divididas em 51 blocos. Os apartamentos serão ocupados principalmente por famílias que viviam na comunidade Parque Colúmbia, às margens do Rio Acari, na Pavuna, zona norte. A região é uma das áreas atingidas pelas chuvas de abril.

O Condomínio Trento, em Cosmos, vai receber famílias que ocupavam a área sob o viaduto Dois de Maio e perderam tudo no incêndio que atingiu o local. São 297 apartamentos, até 50,6 metros quadrados, divididos em três blocos.

O Residencial Varese, também em Cosmos, tem 231 apartamentos com área interna até 50,6 metros quadrados distribuídos em 20 blocos.

Todos os imóveis têm sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Os três empreendimentos têm moradias destinadas a pessoas com deficiência fisica. Os condomínios também contam com guaritas, playground e salão de festas.

De acordo com a prefeitura do Rio, desde o ano passado 5.300 famílias em toda a cidade foram removidas de áreas de risco e receberam novas casas ou estão sendo atendidas pelo aluguel social.

Segundo o Ministério das Cidades, em todo o país foram contratadas até agora mais de 732 mil moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida. Desse total, 42,3 mil são para municípios com menos de 50 mil habitantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação