A Justiça Militar condenou o controlador de voo sargento Jomarcelo Fernandes a 1 ano e 2 meses de prisão pelo acidente com o avião da Gol que se chocou com um jato Legacy e provocou a morte de 154 pessoas, 2006. O sangento responderá por homicídio culposo (que não tem a intenção de matar).
[SAIBAMAIS]Ele foi acusado de estar no comando do controle do tráfego aéreo no momento em que o sinal do transponder do jato Legacy foi desligado - equipamento com sistema anticolisão -, além de não ter informado a mudança de altitude da aeronave. Outros quatro controladores que também trabalharam no dia do acidente foram absolvidos. Eles haviam sido denunciados pelo Ministério Público Militar (MPM) por negligência e por deixar de observar as normas militares de segurança.
O sargento ainda pode recorrer ao Superior Tribunal Militar (STM).
O acidente
No dia 29 de setembro de 2006, o avião da empresa área Gol fazia o voo 1907, de Manaus a Brasília, quando se chocou com o jato executivo Legacy, que vinha de São José dos Campos (SP). A 37 mil pés de altitude, na região de Mato Grosso, próximo ao município de Peixoto de Azevedo, a ponta da asa esquerda do Legacy colidiu com o Boeing provocando a queda da aeronave da Gol, que levava 154 pessoas a bordo