postado em 06/11/2010 08:00
Começam hoje as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os 4,6 milhões de inscritos em todo o país. Neste sábado e domingo, 1.698 municípios aplicarão a prova a partir das 12h55 horas, horário de Brasília, quando os portões serão fechados para o início do exame. No Distrito Federal, mais de 200 mil candidatos estão inscritos.Este ano, o esquema de segurança em torno do teste foi reforçado pelo Ministério da Educação. E, com isso, acabaram incluídas no edital novas exigências aos candidatos, que este ano não poderão levar relógio, lápis, borracha, apontador ou qualquer material escolar que não seja a caneta preta. Mesmo após o pedido de liminar feito pelo Ministério Público do Espírito Santo ; que chegou a classificar as medidas como ;paranoia; ; para que os candidatos pudessem utilizar os objetos, a restrição permanece: ontem, a Justiça Federal no estado negou o pedido.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, a proibição do relógio não impedirá que os candidatos controlem seu tempo. ;Os aplicadores são instruídos a ir com relógio no braço, e poderão informar os participantes ao longo da prova. Além disso, avisos serão usados para ajudar o candidato a controlar o tempo;, explicou. Quanto ao uso de lápis, ele explica que isso diminuirá erros no preenchimento do cartão de respostas e possibilidades de fraude.
A segurança em torno do processo de impressão, distribuição e aplicação das provas também ganhou reforço, com apoio do Ministério da Defesa e de secretarias de Segurança nos estados. Soares Neto afirmou ontem que a realização do Enem conta, em todas as fases, com apoio de Exército, Marinha, Aeronáutica e polícias militares dos estados, além da Polícia Federal. ;Estamos seguros que a distribuição das provas e sua aplicação seguirão tranquilas em todo o país. São mais de 380 mil pessoas envolvidas;, explicou Soares Neto. Foi investido mais de R$ 1,6 milhão para garantir o armazenamento de 10 milhões de cadernos de provas e segurança do transporte feito pelos Correios.
Toda a mobilização tem como objetivo evitar fraudes e imprevistos relacionados ao sigilo do conteúdo das como ocorrido no ano passado, quando o roubo da prova do Enem arranhou a imagem do instituto e a credibilidade do exame. Na época, a avaliação precisou ser adiada em dois meses, registrando o índice recorde de abstenção do Enem. O caderno de provas, roubado nas dependências da Gráfica Plural, onde o material era impresso na região metropolitana de São Paulo por funcionários do próprio consórcio que ganhou a licitação para aplicar o exame, o Connasel, foi oferecida ao jornal O Estado de S. Paulo, que denunciou o caso ao MEC.
Medicina
Ontem, em escolas e cursos preparatórios, os estudantes aproveitaram o dia para revisar os conteúdos. A expectativa, para a maioria, é aproveitar as notas do Enem em seleções de vestibulares fora do Distrito Federal e para universidades particulares, dentro e fora de Brasília, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ; já que a Universidade de Brasília (UnB) aproveitará a nota do Enem somente a partir de 2011 para vagas remanescentes.
Marcílio José Alves Filho, 20 anos, vem estudando para a avaliação desde o início do ano. O baiano mudou-se de Salvador para Brasília para se preparar para o Enem e principais vestibulares. ;Quero fazer medicina. Com a
nota do Enem, pretendo me inscrever nos processos seletivos de universidades federais de Mato Grosso, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de disputar uma bolsa de estudos pelo ProUni. Estou lançando a sorte para garantir meu futuro curso superior;, conta.
SERVIÇO
Dias de prova
; Sábado, 6/11: das 13h às 17h30 ; ciências da natureza e ciências humanas
; Domingo, 7/11: das 13h às 18h30 ; matemática, linguagens e códigos e redação
Horários
; Abertura dos portões ; 12h (horário de Brasília)
; Fechamento dos portões ; 12h55 (horário de Brasília)
; Não será permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado
; É importante que todos estejam nos locais de provas
com pelo menos uma hora de antecedência.
O que levar
; No dia da prova, só será permitido aos candidatos levar caneta esferográfica de tinta preta. Além disso, não esqueça de levar um documento original de identificação com foto e o cartão de confirmação de inscrição.
O que não levar
; Aparelhos eletrônicos (MP3, rádio, calculadora, celular, agenda eletrônica etc); bonés e chapéus; lápis, borracha, apontador, lapiseira ou grafite
Atenção
; Assim que receber a prova, assinale a cor do caderno no cartão de respostas ; serão duas opções de cores. Fique atento também à opção de língua estrangeira: o candidato receberá um caderno com questões de inglês e espanhol, mas deve responder apenas àquelas referentes à opção escolhida no momento da inscrição.
Gabarito preliminar e resultado
Previsão de divulgação até 10 de novembro. Os resultados saem até 15 de janeiro.