postado em 06/11/2010 16:12
Os 314 mil inscritos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio de Janeiro tiveram que enfrentar um dia chuvoso, com trânsito congestionado principalmente nas ruas de acesso aos locais do exame. Com isso, várias pessoas não chegaram ao local da prestação do exame.É o caso de Gustavo Silva, de 19 anos, que faria a prova para tentar uma vaga de engenharia em uma das universidades federais e estaduais do Rio de Janeiro. Ele é um dos 3.144 inscritos para prestar o exame na Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura (Suesc), da Praça da República, no centro do Rio.
Ele pegou um ônibus no subúrbio da cidade, saltou na Central do Brasil, mas, por orientação do motorista da lotação, se dirigiu para o sentido contrário à localização da Sociedade Unificada.
;O culpado foi o motorista, que me indicou o local errado. Ainda corri para ver se chegava a tempo, mas não foi possível. Quando cheguei ao local, os portões tinham acabado de ser fechados. Perdi um ano de estudo e agora só me resta tentar uma vaga diretamente nas universidades;, lamentou.
Para evitar imprevistos, Aline dos Santos, que já cursa pedagogia na Universidade Estácio de Sá, mas tenta vaga em uma universidade pública para fugir do valor elevado da mensalidade, chegou ao local da prova, também na Suesc, às 12h45.
Por volta das 12h ; uma hora antes do fechamento dos portões formou-se no local uma fila que chegou a dobrar todo o quarteirão. Houve uma pequena correria perto das 13h, uma vez que nem todos os alunos tinham conseguido entrar no local da prova e os fiscais ameaçavam fechar os portões.
Ainda no centro do Rio, Letícia Nunes, também conseguiu chegar a tempo para prestar o exame na Universidade Estácio de Sá, localizada na Rua do Riachuelo, onde cerca de 800 candidatos estão inscritos. Ela tentará uma vaga para o curso de relações internacionais.
Fábio Oliveira, porém, foi um dos que não conseguiram entrar. ;Perdi um ano da minha vida, horas de estudos e agora só me resta tentar provas diretas previstas para o final do ano;, lamentou, tentando conter a emoção e as lágrimas.
Uma boa nota pode valer uma vaga em uma das 83 universidades públicas que aderiram ao Enem para o próximo ano. Na avaliação do Ministério da Educação (MEC) cerca de 83 mil vagas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Enem também é pré-requisito para quem quer tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em faculdades privadas de todo o país, desde que o aluno tenha renda compatível e cursado todo o ensino médio em escolas públicas.