postado em 06/11/2010 16:16
O 39; Grande Prêmio de Fórmula 1 deverá gerar 15 mil empregos diretos e indiretos, além de trazer R$ 250 milhões à capital paulista, segundo estimativa da prefeitura. Esses benefícios são possíveis devido à ;excelência; na organização da competição, de acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih), Bruno Omori. Para ele, a disputa é o evento ;mais bem estruturado na cidade; e deve servir de modelo para a Copa do Mundo de 2014.;A ideia é tentar pegar a Fórmula 1 e adaptar para quando tivermos a Copa;, explicou. ;Que cada jogo da Copa tenha esse perfil que a gente tem na Fórmula 1, em atendimento e logística;, completou.
Entre os pontos fortes em relação ao Grande Prêmio, Omori destacou o fato de as operadoras de turismo venderem pacotes fechados com hospedagem, passagens, ingressos e ;às vezes até mesmo uma atividade correlata;, como festas.
Com essas facilidades, Omori explica que quase 90 mil turistas (22% estrangeiros) acabam tendo um acesso melhor às opções oferecidas pela capital e consequentemente movimentando a economia da cidade. Um público que, em geral, tem boa condição econômica. ;Na Fórmula 1 tem que vir com recursos financeiros, porque tudo o que envolve a competição é muito caro.;
Além disso, os fãs do esporte costumam, segundo Omori, vir acompanhados de outras pessoas, como familiares e amigos, que usufruem de outras atrações paulistanas. ;A esposa vai fazer compras na 25 de Março, depois vai ao teatro e passa na Oscar Freire [rua conhecida pelas lojas de grife];, exemplificou.
Não só os hotéis, que ficam quase totalmente ocupados por conta da competição, conseguem um bom faturamento durante o evento esportivo. ;Todos os restaurantes acabam tendo uma taxa alta de virada [número de vezes que uma mesa é ocupada por clientes diferentes];, pontuou Omori.
Entre os eventos que aproveitam a sinergia da Fórmula 1 está o Salão do Automóvel, que deve atrair este ano 280 mil turistas, sendo 47 mil estrangeiros, segundo estimativa da prefeitura. Espera-se que esses visitantes deixem R$ 135 milhões na cidade. A exposição começou no último dia 27 e termina no domingo (7), mesmo dia da disputa automobilística.