postado em 07/11/2010 13:45
Brasília - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou neste domingo (7/11) duas caminhonetes vindas de Patos, na Paraíba, com 23 pessoas transportadas em condições degradantes nas carrocerias junto com uma carga de sandálias. Os veículos seguiam para o Sul do país, onde os trabalhadores venderiam a mercadoria.As caminhonetes foram paradas pela PRF no posto da BR-040, na entrada do Distrito Federal, próximo ao município goiano de Valparaíso. De acordo com o agente Gustavo Almeida, os trabalhadores estavam na estrada desde quinta-feira e a viagem até o Sul ainda levaria mais dois dias.
Segundo Almeida, os homens estavam nas carrocerias, em cubículos de ferro cobertos por lonas pretas. ;Se pegasse fogo, por exemplo, não teriam como sair. Estavam amontoados, junto com as sandálias, no lugar sujo;, descreveu o policial.
Os dois motoristas das caminhonetes e os trabalhadores foram levados a uma delegacia de Polícia Civil, onde prestarão depoimentos. Os responsáveis deverão arcar com as despesas de hospedagem dos trabalhadores e o transporte de volta.
A PRF autuou os motoristas por infrações de trânsito, e segundo Almeida, a Polícia Civil poderá indiciá-los por crimes ligados a maus-tratos e a trabalho degradante.