postado em 08/11/2010 09:07
O domingo foi marcado por atrasos e cancelamentos de voos em aeroportos importantes do país. No terminal de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, o mau tempo provocou o fechamento do aeroporto praticamente por 12 horas. Cerca de 300 passageiros que iam para lá, na madrugada de ontem, tiveram de desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Amontoados na sala de embarque, enquanto aguardavam alguma solução, muita gente reclamou da falta de providências.A maior parte dos passageiros prejudicados voava pela empresa Webjet. Até as 19h de ontem, dos 115 voos programados pela companhia, 58,3% estavam atrasados. O índice era o mais alto entre as empresas aéreas e muito acima da média nacional, que estava em 12,4% de voos saindo fora do horário marcado. A Webjet destacou, em nota, que o transtorno se deve a problemas meteorológicos em três aeroportos. Assinalou também que, além de Confins, o terminal de Porto Alegre e o de Guarulhos, em São Paulo, tiveram de ser fechados ao longo do fim de semana por conta das chuvas.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), entretanto, informa que apenas o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, teve de ser fechado entre sábado e domingo. Segundo a Infraero, Guarulhos teve de operar com auxílio de instrumentos na manhã de domingo, mas não ficou fechado. A Infraero questionou, ainda, os motivos de só a Webjet ter atrasos tão expressivos, caso a única responsabilidade fosse a chuva. A Azul era a segunda colocada em atrasos, até as 19h de ontem, com 17,4% de decolagens fora do horário.
Operação
No caso de Confins, a situação se agrava pela falta do ILS, aparelho que permite a operação por instrumentos quando a visibilidade está comprometida. O aeroporto ficou quase 12 horas fechado entre sábado e domingo, de acordo com a Infraero. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado à Aeronáutica, destaca que o ILS de Confins está inoperante desde quinta-feira, mas que deve voltar a funcionar nesta semana. Houve, de acordo com o boletim divulgado às 19h, cancelamento de 7,8% dos voos programados em todo o país.