Estado de Minas
postado em 08/11/2010 11:01
Se uma chuva forte, típica desta época do ano, voltar a cair em Belo Horizonte nos próximos dias, nenhum avião chega ou parte pela pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana. O maior terminal do estado chega ao quarto mês sem o ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), sistema de aproximação por instrumentos, que dá orientação precisa ao piloto que está pousando em determinada pista em caso de mau tempo, e enfrentou verdadeiro caos no fim de semana. Da noite de sábado até as 9h de ontem, 17 voos foram cancelados e quatro internacionais tiveram atrasos de 12 horas. Como resultado, passageiros tiveram de dormir no aeroporto e os que queriam chegar a BH foram obrigados a voar para São Paulo ou Rio de Janeiro e, lá, esperaram por mais de 12 horas, sem hotel, comida ou informações. Ontem, foi preciso a intervenção da Polícia Militar para conter a fúria de quem se cansou de esperar. Assustados com a situação, pilotos internacionais chegaram a questionar se BH tem estrutura para ser uma cidade-sede da Copa do Mundo em 2014.O instrumento que falta em Confins é ativado, de acordo com informações da Infraero, em casos de nebulosidade, quando pilotos não têm uma visão nítida da pista. Há quatro meses, segundo informa a assessoria de comunicação da empresa, o aparelho está sob manutenção pela Aeronáutica. No último dia 4, voltou a operar no terminal, mas foi preciso novo ajuste e somente em 15 de novembro ele deve voltar a funcionar. ;Sem o instrumento, não há como pousar com segurança. Você não vê a pista, e ele funciona como um feixe de luz que nos guia para o pouso e a decolagem, fazendo que deixemos no piloto automático toda a operação. Sem ele, é um prejuízo enorme para a cidade, que será sede para o Mundial, em quatro anos. Nunca passei por isso em toda a minha carreira;, comentou o piloto da Tap Portugal, Tiago Matos, que somente ontem conseguiu partir para Lisboa. ;O avião que nos buscaria não conseguiu pousar, tivemos que ficar aqui no sábado. Isso é um absurdo.;
Mas, ao contrário do que diz a Infaero, para a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo ILS, o transtorno não foi causado pela falta do aparelho. Segundo a FAB, a nebulosidade de sábado em Belo Horizonte era tão intensa que, mesmo com auxílio do instrumento, não haveria pousos nem decolagens na pista de Confins.