Brasil

Correio Braziliense vence prêmio Embratel

Reportagem sobre os jovens desaparecidos de Luziânia ganha o prêmio regional Centro-Oeste. O anúncio dos melhores ocorreu em cerimônia realizada na noite de ontem, no Rio de Janeiro

postado em 11/11/2010 09:30
A reportagem do Correio sobre uma série de assassinatos de jovens em uma cidade de Goiás venceu a 12; edição do Prêmio Imprensa Embratel, na categoria regional Centro-Oeste. ;Onde estão eles ; Desaparecidos de Luziânia; foi produzida por Ary Filgueira, Naira Trindade, Daniel Brito, Adriana Bernardes, Renato Alves, Ariadne Sakkis, Diego Amorim, Luiz Calcagno e Marcelo Abreu. A série de matérias acompanhou as investigações sobre o desaparecimento de seis jovens entre 13 e 19 anos, de um bairro pobre do município, a angústia dos familiares, a descoberta dos corpos e do responsável pelos crimes, o pedreiro Ademar de Jesus Silva. Oito dias depois de ser preso, ele foi encontrado morto na cela de uma delegacia em Goiânia.

Os repórteres Guilherme Goulart e Luiz Calcagno também concorreram na mesma categoria com a matéria ;Fraude ; Diploma sem valor;, feita em parceria com Luísa Medeiros e Rodolfo Borges. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Disputaram o prêmio 54 reportagens, divididas em 17 categorias. Foram distribuídos R$ 166 mil entre os ganhadores. O prêmio principal, batizado de Barbosa Lima Sobrinho, ficou com a reportagem ;Senado usou 300 atos secretos para beneficiar amigos;, do jornal O Estado de S. Paulo.

A escolha dos finalistas levou em conta, entre outros aspectos, a relevância do assunto nas esferas nacional e regional, a extensão da reportagem, a qualidade da edição e o esforço despendido pelo repórter para a sua realização.

Categoria
O Correio concorreu com outros três trabalhos. Na categoria jornal e revista, disputou com a série ;Crack ; A praga que consome o país;, dos jornalistas Edson Luiz, Alana Rizzo, Renata Mariz, Samanta Salum, Guilherme Goulart, Renato Alves e mais uma equipe de repórteres.

A editoria de Economia do jornal também foi indicada na categoria reportagem econômica, com o trabalho ;Sua Agenda, sr. Presidente;, de Vicente Nunes, Ricardo Allan, Vânia Cristino, Letícia Nobre, Liana Verdini, Deco Bancillon, Karla Mendes, Victor Martins e Luciano Pires.

Em jornalismo cultural, o Correio disputou com ;Calem-se ; Como a censura silenciou a música brasileira;, de Leonardo Cavalcanti, Tiago Faria, Carlos Marcelo e Ulisses Campbell.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação