Brasil

Presidente da Zâmbia diz que Brasil é "exemplo de democracia"

postado em 18/11/2010 17:34

O presidente de Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, parabenizou hoje (18) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória da presidenta eleita, Dilma Rousseff. Banda disse que o resultado das eleições se deve à liderança de Lula e ao reconhecimento do povo brasileiro ao trabalho realizado por ele. Para o presidente de Zâmbia, o processo democrático brasileiro e as conquistas do país na área econômica devem servir de exemplo.

;Parabenizo o senhor [presidente Lula] por ter realizado eleições gerais em seu país obtendo vitória. Isso é exemplo de sua liderança e da confiança do povo brasileiro no senhor;, disse Banda, no discurso antes do almoço no Itamaraty. ;A Zâmbia acompanha a evolução da economia no Brasil. O Brasil alcançou essa posição porque o senhor trabalhou.;

Lula e Banda assinaram hoje um memorando de entendimento sobre a criação do mecanismo de consultas políticas para garantir um canal permanente de diálogo entre o Brasil e Zâmbia. Os dois confirmaram ainda que em 2011 haverá uma reunião de uma comissão mista com integrantes de ambos os países.

Em julho, Lula esteve em Lusaka, capital de Zâmbia. Durante a visita, ele e Banda assinaram dez acordos bilaterais de cooperação mútua nas áreas de saúde, educação, esporte e biocombustíveis.

Para o presidente brasileiro, é fundamental a parceria com Zâmbia na tentativa de colaborar na prevenção e no combate à aids no país africano. Lula lembrou hoje que em breve estará em funcionamento em Moçambique uma fábrica de medicamentos antirretrovirais usados no tratamento contra o HIV.

Localizada no Sul da África, Zâmbia declarou sua independência do Reino Unido há apenas 46 anos. Com cerca de 11,6 milhões de habitantes, o país tem a economia sustentada pelo cobre, uma vez que é um dos maiores produtores do mundo e tem no minério 90% de suas exportações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação