Brasil

Uerj homenageia dez nomes da música popular que fariam 100 anos em 2010

postado em 18/11/2010 21:38
Rio de Janeiro - O ano de 2010 tem um significado especial para a música popular brasileira, já que marca o centenário de nascimento de nada menos que dez compositores e cantores que, ao longo do século passado, deram uma contribuição fundamental para a história da MPB. Para homenagear esses grandes nomes que tiveram em comum o fato de terem nascido no ano de 1910, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promove nesta quinta-feira (18/11) e nesta sexta-feira o evento Mil anos de MPB na Uerj. Aberta ao público, a homenagem é uma iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro (NeghaRIO), do Instituto de Geografia da universidade.

Os compositores e cantores cujos centenários, somados, chegam aos mil anos, são Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Custódio Mesquita, Nássara, Vadico, Haroldo Lobo, Luis Barbosa, Jorge Veiga, Claudionor Cruz e Manezinho Araujo. Dois deles, o carioca Noel e o paulistano Adoniran, têm sido, pela importância e difusão de suas obras, alvo de numerosas homenagens em todo o país, ao longo deste ano. ;Nós vimos que outros nomes importantes completavam seu centenário este ano e precisavam se lembrados;, disse o professor João Baptista Ferreira de Mello, coordenador do evento e do NeghaRIO.

A programação, em sessões sem repetição de conteúdo, das 15 às 18 horas e das 18h30 às 21 horas, nos dois dias do evento, abrange exibição de documentários, gravações em vídeo e fotos dos artistas, acompanhados da execução de suas músicas e de comentários sobre a contribuição de cada um para a música popular brasileira. O evento está sendo ocorre no auditório 71 do campus da Uerj, no bairro do Maracanã, zona norte da cidade.

;É uma oportunidade para mostrarmos aos jovens essa riqueza musical, que eles desconhecem, e também para as pessoas de outras gerações reverem aquilo que elas já conhecem;, disse Baptista Mello.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação