postado em 20/11/2010 08:00
Mais de 650 mil estudantes vão passar a tarde de domingo fazendo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova do Enade será aplicada em mais de 1.300 municípios a partir das 13h, horário de Brasília. A prova vai avaliar o rendimento dos alunos de 14 graduações (agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia) e os cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia. No Distrito Federal, 7.838 estudantes farão a prova.A participação do estudante no exame possibilita a identificação de elementos para a melhoria da qualidade dos cursos superiores. ;O Enade é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio dos resultados, as gestões acadêmica e institucional das ações podem realizar mudanças que garantam a qualidade do curso;, explica Claudia Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A prova terá questões objetivas e discursivas. Dez são de formação geral, comuns a todas as áreas, e 30, de conhecimentos específicos. A prova é igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso. ;Os iniciantes não precisam se preocupar se não sabem o conteúdo completo do curso. A prova tem como objetivo identificar o avanço dos alunos que acabam de ingressar no curso em comparação aos que estão prestes a se formar. Então, cada um deve responder o que sabe, sem achar que vai ser prejudicado;, explica Paulo César de Jesus, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.
Para Roberto Cândido, 19 anos, e Patrícia Miranda, 20, estudantes do curso de veterinária da Universidade de Brasília (UnB), faltou divulgação sobre a prova. ;Alguns professores nos ajudaram a entender melhor a prova. Mas a maioria dos alunos que fazem o Enade não conhece a importância que ele pode ter. Faz por fazer;, explica Roberto. Para o professor Paulo César, cabe ao corpo docente orientar os alunos. ;Se as instituições querem cobrar seriedade, têm que ser sérias com o assunto.;
SERVIÇO
Prepare-se
Os locais de prova podem ser consultados na página do Inep (). No site também estão disponíveis os conteúdos cobrados em cada prova. As provas serão aplicadas a partir das 13h, horário de Brasília. Os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência e levar o documento de identidade usado para cadastro no exame, caneta preta, lápis, apontador e borracha.