Brasil

Aeroviários fazem manifestação nos aeroportos do Rio

postado em 23/11/2010 11:27
Rio de Janeiro - Os sindicatos de aeroviários e aeronautas realizaram hoje (23/11) no Rio o Dia Nacional de Luta, com manifestações nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim. Também estão previstas manifestações em outras capitais.

Com faixas e alto-falante, os manifestantes entraram no saguão do Aeroporto Santos Dumont para entregar panfletos e informar os passageiros e demais trabalhadores sobre suas reinvidicações. O protesto foi pacífico e não houve tumulto.

De acordo com a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, amanhã (24) haverá mais uma reunião com o sindicato patronal e se não houver contraproposta às reivindicações, entregues há 60 dias, os trabalhadores vão se retirar das negociações. Ela informou ainda que se até o dia 1; não surgir uma proposta, os aeroviários entrarão em greve.

A categoria pede reajuste de 30% para os que ganham abaixo do piso salarial e 15% para os demais, além de novos pisos para os operadores de equipamento e os agentes de check-in. Uma cesta básica, no valor de R$ 300,00, e a licença-maternidade de seis meses para as trabalhadoras de empresas privadas também estão na lista de reivindicações.

Os trabalhadores reclamam que nos últimos anos as cinco maiores empresas do setor cresceram rapidamente, gerando lucro, sem reparti-lo com os funcionários. Apesar do crescimento, eles alegam que o número de empregados não cresceu proporcionalmente nessas empresas, que acabam aumentando o número de funções e a jornada de trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação