Brasil

Operação da PM no Rio tem apoio de blindados das Forças Armadas

postado em 25/11/2010 16:57
Rio de Janeiro ; O chefe do Estado-maior da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro, coronel Álvaro Garcia, informou que além dos seis tanques da Marinha brasileira que entraram na comunidade de Vila Cruzeiro, a polícia tem o apoio de mais seis veículos blindados na operação que ocorre no bairro da Penha, zona norte do Rio. Desde a manhã desta quinta-feira (25/11), a PM desloca blindados do Batalhão de Operações Especiais (Bope), blindados dos Fuzileiros Navais e viaturas da polícia e do Corpo de Bombeiros.

A PM montou nas imediações do Hospital Estadual Getúlio Vargas, uma base de operações com reforço médico para resgatar feridos e transportá-los para outras unidades. O clima na região é de muita tensão.

Segundo a polícia, 120 agentes do Bope e 40 homens do 16; Batalhão da PM, de Olaria, participam da operação. Garcia afirmou que os fuzileiros navais estão contribuindo apenas com os pilotos e co-pilotos dos veículos cedidos pela Marinha. As viaturas são carros de assalto, usados em guerras como a do Iraque e têm capacidade para 11 homens do Bope.

;Sabemos que aqui tem um reduto muito grande de marginais oriundos das facções criminosas;, afirmou Garcia destacando que a operação vinha sendo programada há muito tempo e que está calcada em informações do serviço de inteligência e em denúncias de que os criminosos expulsos das comunidades ocupadas pelas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) estariam se reunindo no Complexo do Alemão, em uma comunidade vizinha a Vila Cruzeiro.

De acordo com o comandante, ;A gente pretende dominar o território, prender esses elementos e posteriormente vamos pensar na instalação da UPP;, afirmou. Ele também admitiu que o Rio de Janeiro está em guerra, mas negou a necessidade de usar armas de maior porte.

Devido às baixas e avarias causadas nos blindados da polícia, o comandante afirmou que o apoio dos veículos da Marinha será justamente para recompor o quadro logístico nas operações. ;É um tipo diferente dos nossos. Esses blindados não têm problemas de furar pneu, porque eles usam esteiras, então vai facilitar a nossa ação;, afirmou.

Garcia confirmou também que estão sendo convocados todos os policiais de folga e aqueles que trabalham internamente nos batalhões para reforçar ainda mais as ações que acontecem nas ruas.Na noite de ontem, os traficantes roubaram dois caminhões de eletrodomésticos e os colocaram atravessados nas vias de acesso à favela para impedir a entrada de policiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação