Brasil

Dilma volta a dar apoio incodicional ao aliado Sérgio Cabral

Lula diz que fará de tudo para garantir paz

Luciana Bezerra
postado em 27/11/2010 08:00
A presidente eleita, Dilma Rousseff, fez ontem mais uma ligação para o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Ela queria notícias a respeito das ações contra os traficantes. Segundo a assessoria do governo de transição, a presidente eleita atribuiu o sucesso do combate ao crime organizado à parceria entre os governos federal e do Rio. Além disso, destacou a importância da utilização dos equipamentos blindados da Marinha e a cooperação entre as forças policiais. Na conversa, Cabral detalhou as operações de retomada de pontos estratégicos nos morros da capital carioca.

É a segunda vez que Dilma telefona ao governador desde o início da crise no Rio ; a primeira havia sido na noite de quinta-feira. Na ocasião, ela prestou solidariedade à população e lembrou que o presidente Lula tem dado todo o apoio necessário ao governo do estado.

Cabral foi um dos principais aliados na campanha presidencial de Dilma. Ele não mediu esforços para garantir a ela uma vitória folgada no Rio. O empenho deu resultado. No segundo turno, a petista conquistou mais de 60% dos votos válidos do estado, terceiro maior colégio eleitoral do país, e ficou 20 pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB). Em resposta, Dilma propagou e prometeu reproduzir em todo o Brasil as iniciativas de Cabral na área de segurança, como a instituição das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), e de saúde, com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

De Georgetown, na Guiana, onde participa da 4; Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o presidente Lula garantiu total apoio ao governo do estado. ;Nós faremos porque não é humanamente explicável que 99% de pessoas de bem, pessoas boas, que querem viver em paz, sejam molestadas por gente que está na marginalidade. O Rio de Janeiro pode ficar tranquilo, que nós estaremos apoiando 100% o governo e o povo do Rio;, disse.

Lula reforçou também o compromisso de disponibilizar equipamentos das Forças Armadas para as operações. ;Eu disse há pouco ao Sérgio Cabral que o que ele precisar para que as pessoas de bem vivam em paz nesse país, nós vamos fazer.;

A Aeronáutica informou ontem que vai ceder duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para ajudar nas operações das forças de segurança na Vila Cruzeiro e no complexo do Alemão. Os helicópteros serão usados no transporte de policiais. Segundo a Assessoria de Comunicação da Aeronáutica, os modelos que irão para o Rio são os H-34 (Super Puma), com capacidade para transportar 20 pessoas e que vêm sendo utilizado em operações na Amazônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação