Brasil

Ao contrário do que alardeam autoridades, ocupação se deu sem resistência

postado em 29/11/2010 07:59
Rio de Janeiro ; A guerra psicológica travada entre traficantes de drogas refugiados no Complexo do Alemão e as forças de segurança pública ; que mantiveram um tanque blindado apontado para o conjunto de 13 favelas desde sábado ; transformou-se em batalha real na manhã de ontem. Às 7h59, foi dado o comando para a invasão de um dos territórios mais perigosos dominados pelo crime na capital fluminense foi dado. Um contingente de cerca de 12 mil homens, posicionados nas principais vias de acesso ao local, esperaram seis helicópteros cruzarem o céu, bem azul naquele momento, com a manobra previamente combinada. Era a senha para o início da operação.

Os primeiros avanços dentro das vielas íngremes e confusas do Alemão foram feitos debaixo de bala. A guerra esperada pela própria polícia, no entanto, restringiu-se a cerca de uma hora de tiroteio, logo no começo da incursão. Falta de capacidade de resposta por parte do tráfico é a hipótese mais aceita dentro dos órgãos de segurança. ;Os bandidos se comportaram como um bando de covardes, fugindo das forças policiais. Às 9h, o território já estava todo ocupado;, afirma o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do RJ, coronel Álvaro Rodrigues Garcia. Para ele, será possível chegar a uma parcela significativa dos criminosos, além dos poucos líderes do tráfico presos ontem, continuando o trabalho de varredura nas casas.

Policiais encontram armas e drogas no complexo de favelas
A quantidade de drogas, armas e munições apreendidas, segundo o coronel Álvaro, é o maior sinal do sucesso da operação. ;Quebramos as pernas do tráfico, ele está completamente aleijado.; O relações públicas da corporação, coronel Henrique Lima Castro, explica melhor. ;É dessa forma, cortando os canais financeiros, que vamos conseguir desarticular essa rede criminosa;, ressalta o policial. Ninguém se arriscar a dizer que os bandidos já deixaram o Complexo do Alemão. Para tentar barrar a saída de algum criminoso, militares e agentes da Polícia Civil fizeram inspeções nos moradores que deixavam o local, especialmente pela Estrada do Itararé, uma via que circunda o conjunto de favelas.

Houve foragido da polícia que tentou sair como pastor de igreja evangélica, com Bíblia debaixo do braço. Outros usaram uniformes escolares. Até de policiais teve quem ousou se disfarçar. O traficante Vitor Roberto da Silva Leite, conhecido como Vitinho, vestiu-se de mata-mosquito, como são conhecidos os agentes de saúde que combatem a dengue. E conseguiu passar pelo pente-fino dos policiais. Mas uma denúncia anônima levou os agentes à casa da tia do rapaz de 27 anos, já sem o uniforme, numa favela próxima. Apresentado à imprensa, Vitor negou qualquer envolvimento em atividades criminosas. ;Não tenho nada a ver com isso;, afirmou, em relação às acusações de tráfico e homicídio.

Alertados pela população, que fazia contato por telefone e também pessoalmente, os policiais começaram a vasculhar a rede de esgotos por onde os traficantes estariam tentando fugir. Até o início da noite, nenhuma prisão feita nas tubulações foi confirmada. O capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM do Rio, Ivan Blaz, destacou que as denúncias da comunidade foram de importância vital para tantas apreensões e prisões. ;A informação por telefone é mais segura. Mas pessoalmente, às vezes por meio de sinais, o efeito é mais rápido;, explica. Numa das entradas do morro, onde policiais montaram uma espécie de comando central, vez por outra passavam informantes de toucas pretas acompanhados de agentes. São pessoas da população que aceitam denunciar, mas têm medo de, por isso, serem assassinadas.

Bandeira
Ainda pela manhã, o chefe de operações especializadas da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Ronaldo Oliveira, fincou uma bandeira do Brasil na estrutura de um teleférico ainda em construção, no alto do Alemão. Sem dar muita atenção ao próprio gesto, Oliveira destacou que não ;sentiu nada; ao posicionar o objeto. ;Normal, a gente colocou ali, mas acho que com o vento deve ter até caído. Vamos colocar outra, do estado do Rio, em outro ponto;, disse o policial. Para Oliveira, a operação é importante para devolver a paz aos moradores. ;Quase 100% das pessoas aqui são corretas, vão para o crime por falta de oportunidade. Sem o tráfico, elas vão se articular melhor, procurar outras coisas, vão virar crente;, diz Oliveira, rindo.

Lembranças de uma batalha
Durante a revolução de 1930, a batalha de Itararé foi explorada pelos jornais. O conflito deveria ocorrer entre as tropas fiéis a Washington Luís e as da Aliança Liberal, que vinham do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro para tomar o poder. A cidade de Itararé fica na divisa de São Paulo com o Paraná ; antes do conflito ;mais sangrento da América do Sul;, os grupos rivais fizeram acordos e adiaram a batalha paras sempre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação