Brasil

Rio: Prefeitura anuncia ações para levar serviços aos moradores das favelas

As medidas vão desde o reforço na coleta de lixo, regularização do comércio e abertura de creches até programas de recuperação de usuários de drogas e atendimento psicológico às famílias.

postado em 29/11/2010 17:23
Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira (29) uma série de ações para levar serviços públicos às comunidades com mais de 100 mil moradores nos complexos de favelas do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade. As medidas vão desde o reforço na coleta de lixo, regularização do comércio e abertura de creches até programas de recuperação de usuários de drogas e atendimento psicológico às famílias.

Após reunião com o secretariado, o prefeito Eduardo Paes disse que as medidas serão implementadas assim que a Secretaria Estadual de Segurança Pública autorizar. Ele informou que serão feitas licitações e contratações emergenciais. "Vamos esperar o aval do secretário [de Segurança, José Mariano] Beltrame. Mas estamos prontos".

Depois da ocupação policial, os serviços de saúde voltaram, hoje, a funcionar normalmente nas favelas do Alemão. Sem os traficantes, a prefeitura quer ampliar a cobertura do programa Saúde da Família e fazer imediatamente uma campanha de vacinação para as crianças. Ainda está prevista a inauguração de cinco unidades de saúde. Uma delas, na Vila Cruzeiro, deve ser entregue esta semana.

Para que as 31 escolas e creches do Complexo do Alemão possam ser reabertas amanhã (30), a secretária de Educação, Cláudia Costin, informou que as diretorias estão vistoriando os prédios, que podem ter sido danificados durante a ocupação policial. O prefeito já anunciou que vai ampliar ou reconstruir, pelo menos, oito escolas.

A secretária ainda informou que os estudantes que não puderam ir à escola nos últimos dias terão aulas de reforço e acrescentou que o episódio da ocupação será tema de discussão em sala de aula. "Não podemos fingir que nada aconteceu", disse ela, que pretende instalar mais 19 creches nas comunidades, o que aumentaria de 1,2 mil para 4 mil o número de alunos matriculados nas favelas.

Nos próximos dias, a prefeitura quer regularizar cerca de 7 mil pequenos negócios dentro das comunidades ocupadas, inclusive o transporte por vans, conhecido como "cabritinho". Paralelamente, equipes da prefeitura vão aos complexos emitir carteiras de trabalho e inscrever os moradores no cadastro público de emprego.

As comunidades ocupadas também vão receber internet gratuita nos próximos meses, de acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Assim que as forças de segurança permitirem, será instalada uma antena no Alemão, com transmissores para vários pontos das favelas que formam o complexo. A prefeitura também pretende inaugurar, em dezembro, um cinema para as comunidades.

O prefeito Eduardo Paes também anunciou que está pronto projeto de recuperação do plano inclinado da Igreja da Penha, um dos símbolos do bairro. A licitação deve sair brevemente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação