Brasil

Ministério Público do Rio denuncia três advogados por associação ao tráfico

postado em 29/11/2010 17:26
Rio de Janeiro ; Os advogados Luiz Fernando Costa, Beatriz da Silva Costa de Souza e Flávia Pinheiro Fróes foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por associação ao tráfico de drogas. Segundo o MPE, eles transmitiam aos traficantes de áreas como o Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro, no Rio, ordens para execução de crimes dadas por chefes de quadrilhas que cumprem penas em presídios federais.

[SAIBAMAIS]Costa, Beatriz e Flávia tinham acesso à Penitenciária Federal em Catanduvas, no Paraná. Eles costumavam visitar seus clientes Marcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco. Os advogados recebiam instruções, verbal ou escrita, de Marcinho VP e Elias Maluco para transmitir aos traficantes do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro.

De acordo com a polícia do Rio, a onda de incêndios a carros, ônibus e motos que levou pânico ao Rio na semana passada foi ordenada de dentro da Penitenciária Federal em Catanduvas. Por isso, Marcinho VP, Elias Maluco e mais 11 presos foram transferidos do Paraná para a Penitenciária Federal em Porto Velho. Os dois líderes também foram denunciados pelo MPE do Rio por associação ao tráfico.

Os três advogados tiveram a prisão preventiva decretada na última sexta-feira (26) pelo juiz da 1; Vara Criminal Regional de Bangu, Alexandre Abrahão, por ajudarem os traficantes presos a se comunicarem com as quadrilhas. Por não se apresentarem até o momento, os três advogados são considerados foragidos da Justiça.

De acordo com a promotora pública de Justiça, Valéria Videira Costa, que ofereceu a denúncia, os três advogados estavam sendo monitorados pelo Setor de Inteligência do Ministério Público e do Sistema Penitenciário do estado. As advogadas Beatriz e Flávia foram flagradas, na última quarta-feira (24), em conversa telefônica autorizada pela Justiça, tratando de informações sobre os ataques a ônibus, caminhões e carros de passeio no Rio.

Segundo a promotora pública de Justiça, Marcinho VP e Elias Maluco já cumprem pena por outros crimes e poderão ter aumento de seis a 20 anos de prisão por associação ao tráfico e formação de quadrilha armada.

Valéria enviou ofício à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Rio, para tomar medidas contra os três advogados por terem infringido normas técnicas da entidade. O advogado Luiz Fernando também é presidente da Associação de Moradores da favela Nova Brasília, que integra o Complexo do Alemão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação