Brasil

Polícia intensifica operações em favelas atrás de fugitivos do Alemão

postado em 29/11/2010 20:38

Rio de Janeiro - A polícia do Rio de Janeiro desencadeou uma série de operações em favelas da cidade, da Baixada, da região metropolitana e até do interior do estado, atrás de criminosos que possam ter fugido do cerco ao Complexo do Alemão. A informação foi divulgada hoje (29) pelo assessor de imprensa da Polícia Militar, coronel Lima Castro.

;Nós colocamos na área metropolitana do Rio de Janeiro 21 mil policiais militares. Aqui [no Alemão] nós operamos com 1.200 PMs. Os outros 20 mil estão nos seus batalhões, reforçando suas áreas. Ou seja, a operação tem uma concentração de forças aqui, mas está capilarizada em todo o Rio de Janeiro;, disse o assessor.

Lima Castro informou que todos os locais onde a facção de criminosos tem presença estão sendo investigados, inclusive em cidades do interior do estado, como a Região dos Lagos. ;A PM está de alerta máximo, o tempo inteiro, até segunda ordem;, disse.

Ele acredita que poucos criminosos conseguiram escapar da região, após a fuga empreendida da Vila Cruzeiro, na tarde da última quinta-feira (25), quando dezenas de traficantes conseguiram escapar por uma estrada de terra que liga a Vila Cruzeiro ao Morro do Alemão. ;Eu acho pouco provável [que tenha havido uma fuga em massa]. Algumas pessoas podem ter se evadido. Quem não tinha antecedentes criminais pode ter passado num ponto de checagem e ter sido liberado. Mas não portavam armas e não levavam drogas, então serão traficantes sem força;, disse.

Segundo o coronel, a prisão desses criminosos será uma questão de tempo. ;Como estarão fora de seus territórios, serão presas fáceis dos outros batalhões da Polícia Militar e da Polícia Civil também;, afirmou.

Chefe do tráfico da Mangueirinha morre durante invasão do complexo do Alemão


Mais cedo, a PM divulgou o último balanço das operações da Polícia Militar nas favelas do Rio de Janeiro que contabiliza 37 mortos desde a última segunda-feira (22) até hoje. Entre os mortos está o traficante Luis Carlos Nesse José, conhecido como ;Di Vidro;, um dos procurados pela polícia.

Segundo a PM, o criminoso foi morto na noite de domingo (28) em confronto durante a ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. Ele fazia parte do Comando Vermelho e seria o chefe do tráfico da comunidade Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A recompensa por informações sobre o paradeiro do traficante era de R$ 2 mil no disque denúncia.

Balanço

Em uma semana de trabalho 123 pessoas foram presas, 130 detidas e 37 morreram durante os confrontos. Foram apreendidas 205 armas, 125 granadas e bombas caseiras, além dos materiais inflamáveis como álcool e gasolina. Quatro PMS ficaram feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação