Brasil

Índice de crescimento da população está em queda, diz IBGE

postado em 29/11/2010 21:28
Rio de Janeiro ; O índice de crescimento da população brasileira está em queda, segundo dados do Censo 2010. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Nunes, disse que a tendência é de crescimento populacional maior em cidades de porte médio que tenham crescimento econômico.

;O que a gente observa é que as áreas que absorvem mais o fluxo migratório das pequenas cidades não são mais as grandes metrópoles, mas as cidades de porte médio ou até grande, mas não necessariamente áreas metropolitanas;.

Segundo o levantamento do IBGE, o crescimento da população é maior nos novos polos econômicos do Brasil. ;Principalmente a Região Centro-Oeste do país, que é onde se constata a existência de cidades com ritmos de crescimento grande e também com grande dimensão social e econômica;, disse Nunes.

O presidente lembrou que o índice geométrico médio de crescimento anual da população brasileira está em queda. ;Na década de 1990 a taxa de crescimento já havia caído para 1,60 e agora essa taxa é de 1,02;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação