postado em 30/11/2010 11:33
Rio de Janeiro - Cerca de 800 funcionários da prefeitura do Rio começaram hoje (30) um mutirão para limpar as ruas e restabelecer serviços públicos no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte da cidade. As favelas, que estão ocupadas pelo Exército e policiais civis e militares desde o último fim de semana, numa megaoperação de combate ao tráfico de drogas, ficaram bastante danificadas pelos traficantes e também pela passagem de blindados da Marinha.As equipes vão tapar buracos, recuperar o calçamento e o sistema de drenagem, inclusive com a desobstrução das vias que ainda estão com barreiras físicas. Técnicos da RioLuz também estão no local para trocar a fiação e restabelecer a energia nas vias públicas. Garis da Companhia de Limpeza Urbana da cidade (Comlurb) voltaram a recolher o lixo que estava acumulado há quase uma semana.
Hoje pela manhã, policiais civis apreenderam em favelas do Complexo do Alemão, armas, drogas e carregadores em um caminhão da Comlurb. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, os agentes desconfiaram da atitude dos garis e mandaram o caminhão parar. Na revista, encontraram armas e drogas. Os garis disseram que foram obrigados a transportar o material para fora da comunidade.
No alto do Morro do Alemão, policiais do serviço reservado da Polícia Militar apreenderam, nesta manhã, pelo menos 49 granadas. O equipamento foi levado para o 16; Batalhão, em Olaria, que está funcionando como Centro Integrado de Comando e Controle da operação.
O chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski, disse que toda a droga apreendida no Complexo do Alemão será incinerada nos fornos da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda.