postado em 01/12/2010 14:00
Brasília - A parceria do Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, está consolidada e será mantida nos próximos meses de maneira ;bastante intensa; no Rio de Janeiro, disse hoje (1;/12) o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.Ele garantiu também que nas operações de combate ao narcotráfico o setor penitenciário federal vai manter e até ampliar o número de vagas necessárias para a detenção dos envolvidos com o tráfico e com os últimos episódios no estado.
;É todo aquele objetivo de garantir paz social ao Rio de Janeiro, que é o que a população espera e que todos nós desejamos. Essas forças vão continuar à disposição do governador Sérgio Cabral. ;, disse.
Luiz Paulo Barreto destacou que, além das operações, um trabalho de inteligência policial está em desenvolvimento no Rio de Janeiro, e o diretor-geral da Polícia Federal , Luiz Fernando Corrêa, foi ao estado para verificar as necessidades materiais e humanas, a fim de continuar com o apoio.
Sobre as denúncias de abusos nas operações no Morro do Alemão, o ministro disse que o importante é que "os fatos estão vindo a público e as autoridades do Rio têm apurado" as irregularidades apontadas pelos moradores. ;Acompanhei daqui [Brasília]. As autoridades estão apurando para eventuais punições de pessoas que cometeram qualquer tipo de abuso. Numa hora como esta é importante a polícia ter a sensibilidade do seu trabalho;, disse.
Barreto elogiou o governador Sérgio Cabral que, segundo ele, está atento e prometeu adotar medidas para punir "eventuais ações" que violaram a conduta e a ética policial. ; O governo do Rio, mais uma vez, acerta nesse passo;, afirmou.