Brasil

São Paulo comemora Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

postado em 03/12/2010 17:14
São Paulo - O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência está sendo comemorado na capital paulista com atividades de lazer, cultura e esportes. O objetivo da Virada Inclusiva, organizada pela prefeitura, é integrar os cidadãos com e sem deficiências por meio de eventos que ocorrem hoje (3/12) e amanhã (4/12).

Para Mariana Pereira de Souza, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, a Virada é importante porque, ;às vezes, é mais fácil discutir certas questões, conscientizar e sensibilizar as pessoas por meio de eventos artísticos;.

De acordo com o Censo de 2000, cerca de 14,5% da população brasileira tem deficiência. Os estados que apresentam as maiores taxas de pessoas com deficiência são: Paraíba (18,76%), Rio Grande do Norte (17,64%), Piauí (17,63%), Pernambuco (17,4%) e Ceará (17,34%). Já os cinco estados que apresentam as menores taxas são: São Paulo (11,35%), Roraima (12,5), Amapá (13,28%), Distrito Federal (13,44%) e Paraná (13,57%). No município de São Paulo, essa taxa é de 10,32%.

Segundo o secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Marco Antonio Pellegrini, eventos como esse dão visibilidade para o processo civilizatório pelo qual as pessoas com deficiência estão passando na atualidade. ;Isso é muito importante porque há 40 anos as pessoas eram abandonadas, colocadas para morrer e hoje as pessoas com deficiência atingem a cidadania;, afirmou, na abertura do evento, no Memorial da América Latina.

Pellegrini ressaltou que ainda há preconceito por causa do desconhecimento, porque a pessoa com deficiência sempre esteve muito apartada, mas atualmente já é muito comum encontrar os equipamentos adaptados. Ele acredita que houve vários avanços e citou como exemplo a criação de secretarias específicas para essa população.;Essas secretarias são fruto do trabalho das pessoas com deficiência e do movimento que há muitos anos vem acontecendo por meio de instituições e associações.;

Entre as atividades programadas, estão apresentações de teatro, música e pintura com a boca e pés na Estação Sé do metrô, além de visitas monitoradas e circuito de agilidade para cães no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). No Parque Ibirapuera também haverá exposição de telas feitas com a boca e os pés e no Parque Villa-Lobos será feito um passeio sobre rodas não motorizadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação