Brasil

Criminosos usam reféns como escudos humanos durante assalto

Assalto a banco leva terror a pequena cidade de Mato Grosso. Criminosos usaram funcionários e clientes para escapar da polícia

postado em 04/12/2010 08:00
Momento em que os reféns ficaram à frente dos bandidos, antes da fuga: pânico e risco, mas apenas um feridoComo são retiradas da vida real, as cenas são ainda mais impressionantes. Uma quadrilha formada por 12 criminosos assaltou uma agência do Banco do Brasil em Campo Novo do Parecis (a cerca de 400km de Cuiabá) e, armados com fuzis, fez um escudo humano para escapar do cerco policial. Foi quase uma hora de terror na pequena cidade matogrossense.

Os assaltantes vestiam roupas de camuflagem como as do Exército e invadiram a agência às 9h. Os reféns foram encapuzados. A Polícia Militar tentou conter o assalto e cercar a área, mas foi recebida a tiros. Na agência, além do tiroteio, os bandidos destruíram o prédio ; estralhaçaram os vidros e atearam fogo aos equipamentos.

No momento de escapar, protegidos pelos reféns como escudo humano, os bandidos pegaram 10 e os obrigaram a subir em duas caminhonetes para a fuga. De posse do dinheiro roubado, eles tomaram a estrada.

Os reféns ; que chegaram a ser obrigados a carregar malotes de dinheiro ; foram abandonados ao longo do caminho. A assessoria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou que foram liberadas sete pessoas, mas a polícia divulgou 10. O único ferido foi o delegado civil Eder Leal, atingido na perna durante o tiroteio, mas ele foi encaminhado ao hospital e passa bem.

Até o fechamento desta edição, nenhum dos criminosos havia sido capturado. Policiais civis e militares estipularam uma área de fazendas para fazer as buscas, utilizando cerca de 50 homens e um helicóptero. Nos últimos anos, cinco cidades de Mato Grosso foram atacadas por bandos armados que aproveitam o baixo efetivo policial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação