Brasil

PF faz operação contra clonagem de cartões de crédito em Pelotas

Serão cumpridos 11 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

postado em 09/12/2010 10:54
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Sem Limites para desarticular organização criminosa especializada em clonagem de cartões de créditos e outras fraudes financeiras. Serão cumpridos 11 mandados judiciais de prisão, 10 no Rio de Janeiro e um em São Paulo, e 20 mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Pelotas, dois em São Paulo e 13 no Rio de Janeiro.

A operação teve início em julho, com a prisão em flagrante de duas pessoas do Rio de Janeiro por descaminho, em barreira realizada pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal na cidade de Arroio Grande, no sul do Estado. Após investigações preliminares, foi constatado o envolvimento de outras pessoas, também da cidade do Rio de Janeiro, que seriam as responsáveis pela aquisição das mercadorias apreendidas e pela clonagem de cartões para o pagamento.

Aprofundando as investigações acerca das atividades da quadrilha, a polícia identificou outros envolvidos, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Três pessoas já haviam sido presas, em setembro, ao desembarcar na rodoviária de Porto Alegre, vindos de Pelotas, na posse de cartões clonados e máquinas para fraudar cartões bancários.

O bando agia inserindo máquinas de cartões de créditos adulteradas (popularmente conhecidas como "chupa-cabras") no comércio estabelecido. Depois de um determinado período, a máquina é retirada desses locais para obter os dados dos clientes. Em seguida, de posse desses dados, são confeccionados os cartões de créditos para posterior consumo no comércio nacional e internacional, além de saques em dinheiro no exterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação