postado em 09/12/2010 19:18
Rio de Janeiro ; Um exercício simulado de resgate e montagem de abrigos como preparação para enfrentar as chuvas de verão, que sempre trazem problemas para a população carioca, foi feito hoje (9) na sede da Cruz Vermelha Brasileira. Participaram cerca de 80 pessoas, incluindo voluntários e agentes de órgãos públicos do município.De acordo com o subsecretário de Defesa Civil do município, coronel Sérgio Simões, o exercício teve como objetivo integrar as ações da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Habitação, a Cruz Vermelha e da Defesa Civil.
;Foi feito um grande exercício com um grupo de voluntários muito adequados, pois as pessoas chegaram e criaram várias situações para dificultar na coordenação do abrigo. Chegaram com animais, utensílios e foi testada toda capacidade de organização da prefeitura da cidade para efetivamente ativar o abrigo. Foi um exercício que superou nossas expectativas;, afirmou.
Para Simões, a Defesa Civil está preparada para enfrentar os problemas causados pelas chuvas de verão. ;Eu diria que a Defesa Civil está bem mais preparada [para enfrentar as chuvas], pois chegamos com novas viaturas, novos equipamentos. Também um aumento do efetivo e o mais importante é que de janeiro para cá, conseguimos formar 314 núcleos comunitários de Defesa Civil, então são pessoas que integram o programa Saúde da Família que moram nas comunidades;, disse.
Os agentes comunitários treinados pelo órgão, segundo o coronel, estão preparados para identificar situações de riscos durante o período de chuvas fortes. Eles ficarão em alerta para tentar minimizar os riscos de mortes em meio a desastres naturais.