João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 11/12/2010 16:21
Durante uma operação no aglomerado do Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte, policiais do meio ambiente apreenderam 37 pássaros sem o registro no IBAMA. Segundo informações da polícia, duas aves, da espécie Catatau que está em extinção, estavam entre os animais. Em três deles foram constatados maus tratos.Ainda segundo a PM, na manhã deste sábado, os militares avistaram vários pássaros em uma residência. No local eles abordaram o morador da casa e constataram que ele era criador do IBAMA, mas estava vendendo os animais.
Segundo o Sargento Vítor Corleone Moreira da Silva, na tentativa de burlar a fiscalização, o homem retirava as anilhas dos pássaros e as adulteravam para vender as aves. Na tentativa de retirar a anilha de um sabiá ele acabou machucando uma das patas do animal. O pássaro terá que ser sacrificado.
Além das aves, foram apreendidas 18 anilhas soltas, algumas adulteradas, e 29 gaiolas. Os animais, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado para a Clínica Veterinária Eldorada. Os animais serão medicados e serão levados na segunda-feira para o IBAMA. O homem terá de pagar multa de R$ 5.001 por cada pássaro em extinção e mais RS 500 por cada ave não extinta.