Brasil

Igreja da Penha, vizinha ao Complexo do Alemão, terá acesso mais fácil

postado em 12/12/2010 13:04
Rio de Janeiro - Após a pacificação das favelas do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio de Janeiro, turistas, fiéis e moradores da região da Penha vão contar com uma facilidade para chegar à Igreja de Nossa Senhora da Penha, localizada na mesma região: a construção do novo plano inclinado, anunciada na manhã de hoje (12) pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O tradicional santuário católico, erguido no alto de uma pedra, conta com uma escadaria de 382 degraus, que muitos fiéis sobem a pé ou de joelhos para pagar promessas. De acordo com o prefeito, a inauguração do novo acesso está prevista para março de 2012. O município vai investir R$ 17,6 milhões na construção de dois planos inclinados sobre trilhos, com duas estações.

O primeiro trecho, da Avenida Nossa Senhora da Penha até uma das entradas da favela da Vila Cruzeiro, terá 188 metros. Já o segundo, que vai até o pátio da igreja, terá 58 metros de extensão. Uma terceira estação, que leva até o alto da igreja, já está em funcionamento. O equipamento terá cabine panorâmica e capacidade para transportar 25 passageiros.

A obra vai dar continuidade ao plano inclinado implantado em 2003 e possibilitar a integração com a Vila Cruzeiro. O projeto também prevê a revitalização da área do antigo parque de diversões e melhorias na Igreja da Penha, onde haverá recuperação das fachadas e do telhado, limpeza e pintura, recuperação do piso no entorno e recuperação e pintura dos guarda-corpos da escadaria de acesso à igreja.

A licitação para a obra está marcada para 30 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação