Brasil

Temporão inaugura instalações do Hospital do Câncer II no Rio de Janeiro

postado em 20/12/2010 17:21
Rio de Janeiro ; O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugurou nesta segunda-feira (20) as novas instalações do Hospital do Câncer II, unidade do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que atende pacientes com câncer ginecológico. A obra foi iniciada em fevereiro deste ano e engloba a ampliação do ambulatório, além da farmácia, arquivo médico, cozinha e refeitório. Foram investidos R$ 6 milhões nas instalações.

De acordo com o Inca, o câncer do colo do útero é o segundo tumor que mais mata mulheres no Brasil, depois do câncer de mama. A estimativa do instituto é que em 2010 surjam 18.430 novos casos de câncer do colo do útero no país.

Cerca de 4.800 mulheres morrem vítimas de tumores ginecológicos anualmente, com base em dados de 2008. A prevenção da doença depende de um diagnóstico precoce por meio do exame conhecido por Papanicolaou. O exame deve ser feito por mulheres na faixa etária dos 25 aos 60 anos, pelo menos uma vez a cada 3 anos.

;Em relação ao câncer, nossas políticas públicas estão avançando bem. Temos de aperfeiçoar cada vez mais a prevenção e o diagnóstico precoce, para que todos os brasileiros tenham acesso adequado a tratamento;, disse Temporão.

Centro de referência na área da oncologia ginecológica, o Hospital do Câncer II atende 200 pacientes por mês, com média de 103 cirurgias mensais. Este ano, até novembro, foram efetuadas 1.134 operações. São ao todo 83 leitos e 3 mil consultas por ano. O hospital conta com uma equipe formada por 490 funcionários.

Temporão permanece no Rio, onde inaugura amanhã (21) a TV Canal Saúde, no campus da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), e acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração da nova sede do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação