Brasil

Para Lula, Complexo do Alemão não é mais "bicho-papão"

postado em 21/12/2010 15:33
Rio de Janeiro - Em visita nesta terça-feira (22) ao Complexo do Alemão, onde testou o teleférico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a comunidade não é mais um ;bicho-papão;, por causa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da operação realizada pela polícia e pelas Forças Armadas desde o fim de novembro. O conjunto de favelas era considerado o quartel-general da principal facção criminosa do Rio até o mês passado, quando foi ocupado pela polícia e pelos militares.

;Eu, que assisti à ocupação do Morro do Alemão pela televisão, me emocionei. Imagino você [governador Sérgio Cabral] o que sentiu, quando viu, pela primeira vez, o povo assistindo à polícia entrar como amiga. O povo viu as Forças Armadas servindo ao brasileiro. Não para atacar ou bater no povo, mas para defendê-lo dos verdadeiros bandidos do país. Um dado concreto é o seguinte: o Complexo do Alemão não é mais bicho-papão;, afirmou Lula.

Na solenidade, o governador fluminense informou que a força de paz do Exército passará a ocupar efetivamente os complexos do Alemão e da Penha na próxima quinta-feira (23), dando início à segunda fase de operações na comunidade. Segundo Cabral, o início dessas operações contará com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Em seu discurso, Lula disse ainda que visitará a comunidade da Rocinha sem seguranças, em março do ano que vem, quando já tiver deixado a Presidência da República. A comunidade, na zona sul da cidade, é controlada por grupos criminosos armados e, segundo o governo do estado, não há planos de pacificar a favela até março.

;Eu já fui na Rocinha outras vezes, sem estar pacificada. É óbvio que eu quero que ela esteja pacificada, que as pessoas estejam com a autoestima lá em cima, que as mulheres possam transitar com suas crianças, com seus maridos. Tenho certeza que, dentro do planejamento do governo do estado, a pacificação vai acontecer. Não posso dizer até quando porque há toda uma equipe de inteligência na polícia e o governador vai tomar a decisão no momento que ele considerar adequado e propício para isso;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação