Brasil

Concessionárias fazem planos para evitar apagões no reveillon de Copacabana

postado em 22/12/2010 14:19
Rio de Janeiro ; Para evitar apagões durante o reveillon na Praia de Copacabana, onde são esperadas mais de 2 milhões de pessoas, a concessionária de energia elétrica Light manterá equipes de plantão para garantir o serviço durante as festas de fim de ano.

Apesar de as agências comerciais fecharem nos dias de festa, 24 e 31 de dezembro, haverá canais de atendimento por telefone, por mensagem de texto e agências virtuais (espaços de auto-atendimento localizados em shoppings). Depois do Natal, as agências retomam o funcionamento normal no dia 27. Já em 2011, o atendimento será normalizado no dia 3 de janeiro.

;Para manter o bom relacionamento com os 4 milhões de consumidores dos 31 municípios do Rio de Janeiro, entre eles a capital, a Light vai disponibilizar quatro canais de atendimento, funcionando 24 horas por dia durante as comemorações de final de ano;, informou a assessoria da empresa em nota.

A Ampla, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia em 66 dos 92 municípios fluminenses, também divulgou um esquema para garantir a prestação do serviço durante as comemorações. A empresa atende às regiões de veraneio, onde há maior concentração de visitantes nesta época do ano e já havia anunciado um investimento de R$ 102 milhões em obras de manutenção e melhoria a rede elétrica para o verão de 2011.

O reforço nos municípios da Região dos Lagos, Costa Verde, norte e noroeste do estado, além da região metropolitana do Rio, que inclui a Baixada Fluminense, será feito com o dobro do efetivo das turmas de manutenção e emergência para as festas de fim de ano.

A distribuidora deve contar ainda com uma subestação móvel com capacidade para suprir o fornecimento de energia equivalente ao consumo de uma cidade com 30 mil habitantes. Segundo a empresa, a subestação ficará na região dos lagos, pronta para se deslocar em qualquer eventualidade durante todo o verão.

A Ampla também reforçou a estrutura de para-raios e aterramentos de subestações. ;Além da lavagem da rede em áreas litorâneas, troca de equipamentos e substituição da rede elétrica comum por compacta, que tem cabos mais resistentes, em regiões mais arborizadas, a distribuidora também aumentou o número de equipes operacionais que poderão atuar em planos de contingência;, informou a empresa, em nota.

A distribuidora já realizou cerca de 700 mil podas em áreas muito arborizadas, principalmente na região serrana, na Costa Verde e em Niterói, na região metropolitana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação