Brasil

Rio inaugura centro informatizado para monitorar esgoto da zona sul

postado em 22/12/2010 19:09
Rio de Janeiro - Foi inaugurado nesta quarta-feira (22) o Centro Operacional de Esgotos da zona sul do Rio de Janeiro, que vai monitorar, em tempo real, a operação de dez elevatórias de esgotos da região mais valorizada da cidade. Eventuais problemas serão detectados imediatamente pelos computadores.

Considerado um dos mais modernos do mundo, o novo sistema vai reduzir de forma significativa o risco de vazamentos, prevenindo também lançamentos clandestinos na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais pontos turísticos do Rio, segundo informou o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer. Segundo ele, o centro faz parte dos ;compromissos do Brasil perante o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016;.

O empreendimento recebeu investimentos de R$ 4 milhões do grupo EBX, do empresário Eike Batista, parceiro do governo fluminense e da prefeitura carioca no projeto Lagoa Limpa, de recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas.

O sistema informatizado deverá reduzir os gastos com energia elétrica em cerca de 20% e oferecerá maior credibilidade e eficiência à operação de esgotamento sanitário, prevê a Cedae.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação