Brasil

Consultora ensina a lidar com a tristeza em festas de final de ano

postado em 24/12/2010 18:29
Natal e Réveillon, apesar de ser um período de alegria para a maioria das pessoas, é bastante comum que alguns se envolvam em um sentimento de tristeza. É um período de grandes recordações, boas e ruins. A saudade da família, dos amigos, da infância, de um amor antigo é comum e mais intensa, nessas épocas.

Casais de todas as idades, especialmente os mais velhos acabam sofrendo mais, quando não estão próximos da família, ou dos filhos. Para a consultora em relacionamentos pessoais, Rita Fedon, o ideal é buscar alternativas para driblar a tristeza e aproveitar da forma que se julgar mais conveniente as festas de final de ano.

"Ainda dá tempo, planeje com antecedência. Vão viajar? Ficar em casa? Participarão das comemorações ou preferem conscientemente passar em branco e curtir sozinho ou a dois, com um dia normal", diz.

Para Rita, o planejamento pode ser uma alternativa eficiente para não alimentar a expectativa ou chegar à última hora, sem um roteiro definido e amargar a tristeza.

"Não há problema algum em expressar nossos sentimentos ou chorar. Ninguém tem obrigação de estar feliz só porque estamos comemorando o Natal. Todos sentem as suas perdas, mas o bom é que tudo passa, e não há porquê se escravizar por isso", explica Rita Fedon, que é viúva há dois anos e pretende passar a data com os filhos e amigos.

A consultora também sugere que não se tenha medo de pedir ajuda ou conselhos de amigos e familiares.

"O Natal também é um momento de reconciliação. Só vale passar sozinho se é uma decisão pessoal e consciente, mas não passe sozinho por medo de se reconciliar com um ente querido, ou por puro orgulho", finaliza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação