postado em 27/12/2010 21:24
Um atendimento médico no Hospital São Vicente, em São Vicente do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul, virou caso de polícia. O produtor rural Voldemir André Bueno Kanopf, 47 anos, sentiu-se mal pela primeira vez por volta da meia-noite do dia 25. Ele acabou morrendo na manhã desta segunda-feira (27), no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).Conforme parentes do produtor rural, o diretor técnico do Hospital São Vicente, o médico Fábio Carvalho, teria negado a transferência do paciente para Santa Maria, na tarde de domingo, e dado alta a ele. Foi registrada uma ocorrência policial na Brigada Militar (BM) relatando os fatos.
Segundo parentes, no Hospital São Vicente, Kanopf não foi submetido a nenhum exame. Por contra própria, familiares levaram o produtor rural para Santa Maria, onde ele foi atendido no Pronto-Atendimento (PA) do Patronato e, depois, no Husm. As causas apontadas no atestado de óbito são choque cardiogênico (caracterizado por uma diminuição significativa da capacidade de bombeamento de sangue, por parte do coração, o que acarreta uma queda da pressão arterial e uma irrigação inadequada dos tecidos do organismo), arritmia cardíaca, diabetes tipo 2 e insuficiência renal aguda.
O médico diz ter dado alta a pedido da família porque, segundo ele, não havia indícios de que o paciente corresse risco de morte.
O caso será investigado pela Polícia Civil. Kanopf será enterrado às 9h desta terça-feira, em Itaara.