postado em 29/12/2010 15:32
Rio de Janeiro - A forte chuva que atinge o estado do Rio de Janeiro deve continuar nos próximos dias, informou nesta quarta-feira (29/12) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista do Inmet Marlene Leal acredita que algumas áreas da capital fluminense poderão ter chuva durante a tarde e a noite de 31 de dezembro. A previsão do tempo para a virada do ano só será divulgada oficialmente nesta quinta-feira.;Em 31 de dezembro, em algumas áreas da região metropolitana, pode chover à tarde, até no período na noite. Mas o tempo pode dar uma melhorada, com condição nublada, na virada do ano, voltando a chover na madrugada de 1; de janeiro;, disse Marlene, ressaltando que, pela instabilidade da frente fria, esse quadro pode mudar. Em dezembro, choveu na cidade 274 milímetros (mm), cerca de 120mm a mais do que o esperado.
A meteorologista afirmou que a frente fria que passou pelo Rio contribuiu para o temporal que atingiu principalmente o norte fluminense e a região serrana do estado na noite de segunda-feira e madrugada de terça-feira. ;Agora, essa chuva está mais para o norte do estado. A região serrana ainda pode ter uma chuva mais forte;, disse.
A situação de Petrópolis, na região serrana, é considerada estável pela prefeitura, após o temporal de segunda-feira. Segundo a Defesa Civil da cidade, 254 ocorrências foram registradas desde o início dos temporais. Duzentos homens do Comitê de Ações Emergências do órgão estão nas ruas fazendo a limpeza das vias e bueiros. Não há registro de mortes; 48 famílias estão desalojadas e oito desabrigadas. Segundo a prefeitura, as famílias estão acomodadas na escola municipal São Francisco de Assis.
Em Imbé, distrito de Campos dos Goytacazes, 50 famílias estão isoladas porque os acessos ao local estão interditados, tanto por queda de barreiras nas estradas, quanto por grandes alagamentos. Além disso, o nível do Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade, aumentou. O secretário de Defesa Civil de Campos, Marco Soares, está na comunidade ribeirinha da Ilha do Cunha, no centro de Campos, para auxiliar na retirada de famílias do local.
;O rio está com 9,65m. Com 9,6m, a gente já começa a ter uma ação para retirar essa famílias. Estamos disponibilizando caminhões e equipes para a transferência para um local seguro, sem que haja danos físicos e perdas materiais;, disse. Os moradores estão sendo levados para uma escola municipal da região.